Como visitar Machu Picchu? Guia resumido

Felipe Carvalho
5 min readJan 19, 2019

Organizar uma viagem a Machu Picchu não é difícil. As informações estão todas na internet. E o problema é que elas estão espalhadas pela internet inteira! Juntar tanta informação para planejar uma viagem pode ser um pouco demorado.

A Paloma, minha gerente do banco, estava passando pelo mesmo problema: quer visitar mas não tem tempo de pesquisar tudo. Esse guia expresso é pra te ajudar a planejar mais rápido sua viagem.

Pra qual aeroporto eu compro a passagem?

Cusco! É uma cidade muito bonita, super bem conservada (como a imensa maioria dos lugares históricos no Peru) e onde se come muito bem.

Sugiro passar pelo menos uma noite em Cusco antes de ir pra Machu Picchu. Os efeitos da altitude são bem fortes, use essas 24h pra se acostumar com ela. E você pode passar essa noite no Blacky Hostel.

Depois de Cusco, pra onde eu vou?

Compre uma passagem de trem pra Águas Calientes. É uma cidade bem pequenininha, mas bonitinha, que fica aos pés da montanha que abriga Machu Picchu. Você pode viajar pela Peru Rail ou pela Inca Rail.

A viagem é feita em 2 trechos: 2h de ônibus até a estação de trem, e depois mais 2h até a estação de Águas Calientes.

É interessante observar que Águas Calientes fica mais próxima do nível do mar do que Cusco, então os efeitos da altitude serão ligeiramente mais tranquilos.

Minha sugestão (e da maioria dos blogs que vi na pesquisa) é ficar uma noite em Águas Calientes, acordar cedo e chegar no ponto do ônibus que sobe pra Machu Picchu no máximo até as 05:30h da manhã (mais cedo é melhor). Não é exagero, eu cheguei às 05:30h em ponto na baixa temporada (meio de outubro) e a fila já era enorme, não consegui pegar a primeira leva de ônibus subindo, só fui entrar no ônibus umas 06:30h.

Ao chegar em Águas Calientes, também é bom se localizar e ver o quanto antes onde comprar os bilhetes de ônibus, onde fica o ponto de ônibus, perguntar a que hora se recomenda chegar lá (na alta temporada, chegar ao ponto as 04:30h pode ser tarde demais, realmente tem MUITA gente visitando a qualquer dia do ano.

Na volta do passeio, você pode voltar de ônibus (melhor já comprar os bilhetes de ida e volta juntos) ou descer a pé. Eu desci a pé e levei mais ou menos 1h até minha pousada. A Fabi, que estava viajando junto comigo, optou pelo ônibus e demorou pelo menos meia a hora a mais. Aí depende do seu espírito aventureiro e o estado das suas pernas na volta.

Como entrar no parque?

Ingressos podem ser comprados no site do parque: https://www.machupicchu.gob.pe/.

Importante: os ingressos são limitados e se esgotam rápido. Quanto antes comprar, melhor.

Você tem 3 opções de ingresso:

  • Visitar só a cidade de Machu Picchu
  • Visitar a cidade + subir a montanha de Machu Picchu (2h de subida)
  • Visitar a cidade + subir a montanha de Wayna Picchu (1h de subida)

Se você quiser subir alguma das montanhas, necessariamente você deve fazer a trilha de subida antes da visita a cidade.

As subidas só podem ser feitas na parte da manhã, o que torna ainda mais importante chegar realmente cedo a fila do ônibus. Quanto antes você chegar ao parque, mais tempo para subir a trilha.

As trilhas também tem tempo limitado, você tem aproximadamente 2h pra subir e outras 2h pra descer. Ao chegar ao cume, haverá funcionários lá em cima que, por volta das 09:00–09:30h, começam a pedir as pessoas pra descer, para que haja espaço para aqueles que sobem no segundo grupo.

Importante: é bom levar água, frutas, protetor solar e repelente pra trilha, só por via das dúvidas.

Ao descer da montanha, durmo outra noite em Águas Calientes? Ou volto pra Cusco?

Eu diria que essa é uma decisão bem pessoal, depende do seu perfil, do que você gosta de fazer, etc.

A vida noturna em Águas Calientes é basicamente feita de restaurantes, então, se você quer descer de Machu Picchu e curtir algo mais agitado, permanecer lá por mais uma noite talvez não seja a melhor opção.

Por outro lado, se o que você quer é aproveitar o tempo na montanha ao máximo, gastar toda sua energia lá e voltar com calma pra Cusco, jantar bem, tomar um bom café da manhã no dia seguinte, etc, Águas Calientes oferece uma variedade bastante grande de restaurantes, não dá pra reclamar da comida ali.

Se você optar por descer da montanha e embarcar no primeiro trem de volta pra Cusco, as pousadas são super flexíveis, a maioria deixa você guardar as bagagens num maleiro enquanto faz o passeio. Eu fiquei no Tayta e deu até pra tomar um banho antes de juntar as malas e voltar pra Cusco (banho pago, claro!).

Ao voltar pra Cusco, o que mais tem pra fazer?

Primeiro, a cidade é muito bonita, vale a pena fazer um passeio a pé pelo centro histórico e conhecê-la melhor. Um tour guiado é sempre uma boa opção pra conhecer a história do lugar.

Há também vários passeios que podem ser feitos pela região, como a Montanha Colorida, Lago Titicaca, além do Vale Sagrado dos Incas, o qual eu fiz e recomendo muito! Não é necessário reservar com uma antecedência enorme, chegando em Cusco você pode fazer a reserva pela própria pousada, muitas vezes para o dia seguinte.

E pra quem gosta de restaurantes e bares, Cusco também é muito boa.

O Chicha é parada obrigatória. É do chef Gaston Acurio e, ao contrário do que normalmente acontece em restaurantes "de chef", as porções são muito bem servidas, além da comida obviamente ser muito boa.

Uma opção bem mais "humilde", mas de comida igualmente boa é o Pachamama, que foi onde comi o melhor ceviche de toda a viagem.

E pra depois da comida (ou antes, dependendo de você!), um lugar excelente pra tomar uma bebida e ouvir música ao vivo é o Museo del Pisco. A carta de drinques é extensa e os barmen extremamente competentes!

É isso!

Espero que esse guia expresso seja suficiente! Se por acaso ficou faltando alguma informação, recomendo esse blog post, que é mais detalhado e explicadinho: https://blogandarilho.com.br/lugares/america-do-sul/peru-como-planejar-sua-viagem-a-cusco-vale-sagrado-e-machu-picchu/

Ah!

E não se esqueça de fazer amizades na viagem! Você conhecerá pessoas incríveis, com histórias das mais diversas e apaixonantes. Aproveite os ventos da águia de Machu Picchu pra fazer amizades pro resto da vida! (e que podem até render outras viagens depois :) )

--

--